Tratamento Térmico


Soluções tecnológicas eficientes para equipamentos de aquecimento e processos de queima. Câmaras e fornos para indústrias de eletrônicos, fotovoltaicos, cerâmica fina e técnica, com processamento contínuo e em lote.

A sinterização de materiais cerâmicos é um método de aquecimento para a consolidação de partículas de pó cerâmico usando altas temperaturas, abaixo do ponto de fusão do material, utilizando principalmente fornos de túnel, mas também fornos de batelada. Nos fornos de túnel, as peças a serem sinterizadas são transportadas através de diferentes zonas de temperatura: a) a zona de pré-aquecimento, onde são removidos os materiais ligantes e orgânicos, b) a zona de sinterização, onde ocorreu a difusão, c) a zona de resfriamento, onde as peças sinterizadas são resfriadas.

O processo de sinterização, que pode ser realizado sob ar ou atmosfera inerte, ocorre devido à redução da energia superficial das partículas de pó cerâmico, devido à redução de suas interfaces vapor-sólido.

O recozimento é um tratamento térmico usado para reduzir as tensões internas e aumentar a ductilidade das ligas metálicas, pela remoção de defeitos nos planos cristalinos.

Além de sinterização e recozimento, os equipamentos de aquecimento também são utilizados para laboratórios e equipamentos de metrologia, para solda, revestimento e endurecimento de módulos eletrônicos, para processos térmicos de tratamento térmico e de cura por resina. Imagens ilustrativas: